segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PRIMAVERA-UM NOVO CICLO



Tenho atendido cada vez mais pessoas que se queixam de vários sintomas físicos e emocionais, cuja causa é uma só. E não é invasão de vírus. E nem herança genética. Os sintomas vão de depressão a falta de alegria e pânico; de gastrite a enxaquecas; de insônia a compulsão (de comer, de sexo, de fumar, etc); de baixa energia a falta de entusiasmo pela vida.

A causa: a reatividade. A não aceitação de um acontecimento que ocorreu na sua vida—pessoal, profissional ou afetiva. A pessoa não consegue digerir o que lhe aconteceu, não aceita, resiste. Diz não para o fluxo da vida. Não quer mudar, não quer sair daquele lugar onde se encontra. E fica ali, naquela trincheira de mentira, resistindo, não se conformando, sentindo-se vitima; às vezes magoada, ressentida, outras vezes desfocada, com medos exagerados e sem entusiasmo algum. Bom, a partir daí o corpo precisa gerar alguma doença física para sintetizar aquele momento da pessoa.

Aceitar e entender aquilo que lhe acontece é o melhor caminho para se curar e também para não gerar novas doenças (veja texto mais completo sobre aceitação no meu blog: www.miguelfilliage.blogspot.com ). 

Se não está dando conta, procure ajuda. Sempre achamos que podemos controlar quase todas as situações de nossa vida. O fato concreto é que controlamos muito pouco. As coisas acontecem e só temos uma alternativa: aceitar, acolher, agir, mudar. Sem resistência. A vida não é o que você acha que deveria ser; a vida é o que é.

Entenda: sua vida é mudança contínua. Assim como na natureza. Agora que estamos entrando na primavera, é bom aprender com ela. Os ciclos de morte e renascimento. Todos nós queremos sempre renascer, e a primavera inspira a renovação. Antes, porém, é preciso morrer.

Nos últimos 10 anos a velocidade dos acontecimentos, das mudanças, quadruplicou—e isto traz mais situações inesperadas para sua vida. Aceite, aprenda com elas, flua, surfe, diga sim, não empaque, abrace a nova causa, mesmo que à princípio não concorde. Concordando ou não, aquilo que esta acontecendo, continuará. Entenda e harmonize seu ego: você não vai conseguir fazer um gato latir, por mais que tente. Aceite. E mude. 

A verdade é que todo mundo quer, deseja sempre renascer... mas poucos aceitam morrer — preferem continuar apegado ao seu jeito de ser, a sua maneira de fazer e pensar, de entender o mundo, etc. Necessitamos aprender a morrer muitas vezes em vida — mudando de opinião, sendo mais compassivo, mais receptivo, proativo.

Se perceber que ainda está em alguma trincheira... resistindo, saia desse lugar. Vai fazer um bem danado para sua saúde física, emocional, mental e espiritual. Inspire-se na natureza.

Boa primavera,

Miguel Filliage
011 3672 4421 / 99658 5612

Nenhum comentário:

Postar um comentário