sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PROPÓSITO DE VIDA



Quero falar um pouco sobre propósito de vida — aquilo que responde perguntas internas do tipo “por que faço o que faço? Qual a real diferença que agrego ao mundo e ao meu mundo, no meu trabalho, na minha vida pessoal?  Qual serviço presto ao mundo (ou ao meu mundo pessoal) que me faz único? Trabalho à serviço de quê?”. 

Tenho atendido muitas pessoas atualmente que se queixam de angústia profunda, de desesperança, de apatia ou até de pânico, e tenho percebido que a principal fonte criadora dos desequilíbrios é a falta de propósito de vida.

E aqui é bom separar propósito de... meta. Meta é, por exemplo, ter a intenção de comprar uma casa—e esforçar-se para realizá-la. Propósito é aquilo que te move, dá sustentação e sentido às tuas decisões e às tuas ações.

No mundo atual, de muita velocidade, de desafios e mudanças constantes, a não clareza do propósito de vida produz muitos sintomas de desequilíbrios, físicos e emocionais. É ele que dá ancora para nos manter firmes, neutros, confiantes, com fé, resilientes — para não nos perder em nós mesmos, desfocados devido a tantos estímulos, desafios e mudanças exteriores.

Para encontrá-lo (ou melhor, reconhecê-lo) o primeiro passo é estar mais no presente, no aqui e agora — para inicialmente discernir aquilo que é preciso decidir, fazer/entregar com urgência, daquilo que é prioritário e/ou necessário decidir/fazer/entregar/dizer. O excesso de preocupação, de pensamentos, de tensão, de raivas, ressentimentos, de medos, faz o foco e a confiança esvaírem-se. Cuide-se. Trate-se. Para não ficar perdendo tempo, girando em círculos, patinando no lodo da angústia, da irritação, do medo, da...

O tema – propósito de vida — é amplo, vale esmiuçá-lo num livro, coisa que estamos finalizando, para ser publicado em breve. O que importa aqui é perguntar: o que você faz com mais facilidade e amorosidade? Você reconhece seu propósito naquilo que ama ser e fazer.
Miguel Filliage - 9 9658 5612

Nenhum comentário:

Postar um comentário